Câmara debateu sistema viário da Dom Pedro I durante audiência pública

Representantes do Poder Público e Associação Comercial participaram de forma remota
Câmara debateu sistema viário da Dom Pedro I durante audiência pública

A Comissão Especial de Estudos para Analisar Soluções de Intervenção no Sistema Viário na Região da Avenida Dom Pedro I, realizou nesta quarta-feira, 12 de maio, audiência pública com a finalidade de discutir e encaminhar propostas visando as questões de trânsito e de acesso ao complexo de bairros da região.

Com a participação dos vereadores Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Paulo Modas (PSL) e Glaúcia Berenice (DEM), que presidiu a audiência, e representantes da Secretaria do Planejamento, da Casa Civil e Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, a reunião que ocorreu em formato virtual, teve como objetivo ouvir os principais interessados.

A empresa responsável pelas obras na avenida Dom Pedro I também realiza intervenções na avenida da Saudade, e ambas se encontram em ritmo lento prejudicando os comerciantes dessas vias, inclusive ocasionando o encerramento de atividades de vários comerciantes.

O representante da Secretaria do Planejamento justificou a lentidão nas obras responsabilizando o aumento do valor de materiais enfraquecendo a empresa responsável, e por se tratar de obras públicas, a legislação e o processo não permite que a prefeitura encerre o contrato sem os trâmites legais. Mas estão sendo tomadas as devidas providências e não havendo acordo o contrato poderá ser encerrado.

A revitalização da avenida Rio Pardo como rota alternativa para desafogar o tráfego intenso da avenida Dom Pedro, foi apresentado pela presidente da comissão.

A participação de munícipes com perguntas e sugestões foram feitas através dos canais da Câmara Municipal. Dentre elas, houve a sugestão de isenção de IPTU e outros tributos aos comerciantes que estão sendo prejudicados.

A comissão recebeu um manifesto e nove questões encaminhados pelos amigos da Dom Pedro. A presidente da comissão afirmou que todas as questões serão estudadas e respondidas. Glaucia também explicou que inicialmente foi proposto escutar a população interessada, e somente após receber representantes da Poder Executivo. Assim serão ouvidos durante as próximas reuniões o superintendente da Transerp, os secretários de obras, infraestrutura e administração.  E após serão ouvidos representantes da ACI-Oeste e os presidentes das associações de moradores.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)